SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1História de Lino: a psicopatologia na perspectiva da fenomenologia e do existencialismoDo desenvolvimento à maturidade da redução fenomenológica (1905-1913) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

NASCIMENTO, Lázaro Castro Silva. Gestalt-musicoterapia no Brasil: explorando o campo. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 53-62. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2020v26n1.5.

A Musicoterapia é uma área autônoma e híbrida surgida a partir da relação entre saberes e práticas dos campos das artes e da saúde. Por esse hibridismo, alicerçou parte de seus conhecimentos em outras disciplinas e em outros fazeres como as psicoterapias, entre elas a Gestalt-terapia. O objetivo deste trabalho foi investigar as relações entre Musicoterapia e Gestalt-terapia no caminho para se pensar uma Gestalt-Musicoterapia. Esta pesquisa se constitui como exploratória, sendo realizada a partir de levantamento bibliográfico sistemático e assistemático, bem como com proposições teóricas e políticas. A literatura mostra que apesar de existirem trabalhos nessa direção, a proposta de uma Gestalt-Musicoterapia ainda é pouco explorada, especialmente no Brasil, e que ainda há pouca abertura para profissionais Musicoterapeutas buscarem formação específica em Gestalt-terapia.

Palavras-chave : Musicoterapia; Gestalt-musicoterapia; Gestalt-terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License