SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Do desenvolvimento à maturidade da redução fenomenológica (1905-1913)À sombra de um diálogo: Heidegger e a poética de Augusto dos Anjos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

NASCIMENTO, Ananda Kenney da Cunha  e  CALDAS, Marcus Túlio. Dimensão espiritual e psicologia: a busca pela inteireza. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 74-89. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2020v26n1.7.

Este artigo teve como objetivo pesquisar a dimensão espiritual na psicologia a partir das linhas de pensamento de Viktor Emil Frankl, fundador da Logoterapia e da Análise Existencial, e de Carl Gustav Jung, criador da Psicologia Analítica. Para tanto, utilizamos o método bibliográfico, primando pelo uso das obras dos autores e de intérpretes destes autores mais contemporâneos. A logoterapia se destacou por mostrar ser um método terapêutico estruturado com metas, procedimentos e técnicas facilitadoras específicas ao paciente que experiencia algum tipo de sofrimento existencial a buscar e encontrar sentido. A psicologia analítica demonstrou que a psicoterapia vislumbra favorecer o processo de desenvolvimento psíquico do indivíduo, isto é, a tomada de consciência, através da aproximação do eixo ego-Self. Assim, valoriza a influência do arquétipo Imago Dei nos níveis coletivo e individual, e a experiência consciente da religiosidade. Portanto, concluímos que, as ideias de Frankl e Jung demonstram mais aproximações que afastamentos no que se refere às influências filosóficas, à compreensão da importância das experiências conscientes do ser humano com a religiosidade e a espiritualidade em busca da integração, unidade e inteireza das dimensões que o constitui. Diferindo na compreensão do fundamento da dimensão espiritual no homem.

Palavras-chave : Religião; Espiritualidade; Psicoterapia; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License