SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Dimensão espiritual e psicologia: a busca pela inteirezaHappenings e aqui e agora - diálogos entre abordagem gestáltica e living theatre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA FILHO, Francisco Bento da  e  MELO, Symone Fernandes de. À sombra de um diálogo: Heidegger e a poética de Augusto dos Anjos. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 90-97. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2020v26n1.8.

Na composição deste artigo busca-se promover um encontro entre o pensamento filosófico de Heidegger e a poética de Augusto dos Anjos. O pensamento de Heidegger, num momento denominado reviravolta, se afasta das terminologias fenomenologia e hermenêutica. A proposição do filósofo, doravante, passa a se voltar para a linguagem e a se denominar topologia do ser. Portanto, a obra de arte, com especial relevo na poesia, é manancial de onde brotam a desocultação e a revelação de mundo e terra, nos termos heideggerianos. Com arrimo nesse entendimento, fez importante um estudo em torno das contribuições de Heidegger à fenomenologia existencial, com relevo ao segundo momento de sua produção ou caminho. A partir de então, se afigurou necessário que se tangenciasse a singularidade de Augusto dos Anjos, expressa em sua história e sua poética, em diálogo com o pensamento filosófico heideggeriano. Augusto dos Anjos resgata o mundo em estado puro e a linguagem como possibilidade de sentido. Em direção convergente, Heidegger caminha rumo ao desvelamento do Ser, que se dá diante da angústia colada à existência e da possibilidade extrema do não-ser, em face de sua condição de ser-para-a-morte. O diálogo entre o filósofo e o poeta revelou-se instigante e profícuo.

Palavras-chave : Fenomenologia; Existencialismo; Linguagem; Heidegger; Augusto dos Anjos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License