SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1In the shadow of a dialogue: Heidegger and the poetry of Augusto dos AnjosRevista da Abordagem Gestáltica - phenomenological Studies: it's scientific production between 2007-2017 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

SILVA, Jessé Guimarães da. Happenings e aqui e agora - diálogos entre abordagem gestáltica e living theatre. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 98-109. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2020v26n1.9.

O presente artigo tem por objetivo propor uma reflexão acerca dos conceitos envolvidos na experiência aqui e agora tratada pela abordagem gestáltica. Para tanto, com base na proposta vanguardista do Living Theatre, grupo fundado por Julien Beck e Judith Molina, em 1947, tal debate terá como dispositivo analítico a metodologia performática teatral denominada happening. A partir de um olhar sobre o grupo teatral e a retomada de referenciais bibliográficos que abordem a definição e as características deste conceito, a finalidade do texto é propor uma leitura crítica acerca da expressão "aqui e agora" enquanto experiência marcada por vivências humanas imediatas e singulares sempre interpretadas com base na sua processualidade contínua. A partir deste intuito, verifica-se a significativa relevância de determinados termos, tais como contato, experiência, espontaneidade e improvisação ao lidar com a vivência presente.

Keywords : Abordagem Gestáltica; Happening; Aqui e agora; Experiência; Improvisação; Espontaneidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License