SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Happenings e aqui e agora - diálogos entre abordagem gestáltica e living theatre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

HOLANDA, Adriano Furtado; SOUZA, Jéssica Caroline de  e  FERRETE, Yuri Alexandre. Revista da Abordagem Gestáltica - phenomenological studies: sua produção científica entre 2007 - 2017. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp. 111-121. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2020v26n1.10.

O presente artigo tem como objetivo analisar o perfil do periódico Revista da Abordagem Gestáltica - Phenomenological Studies, utilizando como base os artigos publicados entre 2007 e 2017, disponíveis online. Inicialmente é feita uma retomada histórica do surgimento da revista, passando por suas mudanças essenciais para o seu atual estado, a qual foi um dos primeiros periódicos brasileiros com foco em fenomenologia. Para realizar a análise, foi escolhido o método da Revisão Sistemática de Literatura, pretendendo-se compreender a expressividade da revista no meio científico no qual se insere, utilizando, para tanto, os resumos e palavras-chave dos artigos. A análise apontou um maior número de publicações de Ensaios Teóricos ou Históricos, com inversão nos últimos anos para maior foco em Relatos de Pesquisa. A maioria dos artigos são de instituições de ensino superior públicas. Apesar da proximidade de valores, artigos com única autoria são mais numerosos. Por fim, utilizando as palavras-chave, foi construída uma nuvem de palavras que demonstrou que a palavra mais utilizada foi Fenomenologia, confirmando o foco da revista.

Palavras-chave : Revisão Sistemática de Literatura; Periódico; Fenomenologia; Gestalt.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License