SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Fenomenologia da qualidade de vida de mães de crianças autistasExperiências anômalas e dissociativas em contexto religioso: uma abordagem autoetnográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FERREIRA, Aurino Lima; SILVA, Laila Anine Candida da; SILVA, Sidney Carlos Rocha da  e  BEZERRA, Marlos Alves. As espiritualidades em psicoterapeutas junguianos e transpessoais: um breve estudo fenomenológico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp. 135-146. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n2.2.

A espiritualidade enquanto fenômeno humano apresenta-se como aspecto significativo na compreensão e promoção de saúde, contudo seu estudo foi negligenciado pelas teorias psicológicas, com exceção dos estudos pioneiros de Jung e da abordagem transpessoal. Neste sentido, objetivamos apresentar a visão de espiritualidade de psicólogos da cidade do Recife (PE) que se orientam por estas linhas teóricas, indicando como esse fenômeno é vivenciado em suas práticas profissionais. Realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico e que teve como instrumento a entrevista semiestruturada com oito psicólogos. Os dados foram analisados segundo a abordagem fenomenológica de Bicudo e encontram-se em consonância com a literatura científica da área, que aponta não haver uma definição hegemônica sobre espiritualidade. Há visões de espiritualidades, às vezes singulares, outras vezes comuns. A espiritualidade aparece por vezes como sinônimo de amor incondicional, ora desponta como acesso ao que é transcendente, sem negar a imanência. Surge como energia interna e acesso ao Eu superior/Self. Na clínica ela é considerada como promotora de saúde e abordada a partir da demanda na perspectiva junguiana e vista como contextual na transpessoal. Levantamos reflexões sobre a importância da espiritualidade na compreensão do ser humano em sua complexidade.

Palavras-chave : Espiritualidade; Psicologia junguiana; Psicologia transpessoal; Clínica psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License