SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Experiências anômalas e dissociativas em contexto religioso: uma abordagem autoetnográficaTravestis e o cuidado humanizado em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ASSISI, Jaqueline Tavares de  e  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Compreensão de sentidos atribuídos à ayahuasca: percursos terapêuticos do uso ritualístico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp. 162-174. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n2.4.

Ayahuasca é uma bebida psicoativa de origem amazônica preparada a partir do cipó conhecido como jagube e/ou mariri (Banisteriopsis caapi) e do arbusto chacrona (Psychotria viridis). Seu uso cultural e ritualístico tem reconhecimento milenar por etnias indígenas da Amazônia Ocidental e ganhou influência mundial na década de 1980, por meio da expansão do seu uso religioso. No campo biomédico, estudos têm atestado a segurança na administração da bebida em humanos e encontraram características de bem-estar físico e mental em usuários. Este artigo tem como objetivo discutir os resultados de uma pesquisa que investigou histórias de vida de pessoas com itinerários terapêuticos ligados ao uso ritualístico da ayahuasca, a partir de uma compreensão fenomenológica-existencial e da gestalt-terapia. A metodologia de trabalho baseou-se na postura fenomenológica e no método de história de vida, possibilitando uma apreensão da experiência vivida nos rituais. Verificou-se, assim, que as experiências ritualísticas e os itinerários terapêuticos contribuíram no reconhecimento dos participantes de que a saúde é uma postura de maturidade ou sabedoria associada a suas relações com o mundo, atribuindo à ayahuasca a capacidade de operar ressignificações no processo cotidiano do autocuidado e, acima de tudo, no amor a si mesmos.

Palavras-chave : ayahuasca; fenomenologia-existencial; gestalt-terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License