SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Compreensão de sentidos atribuídos à ayahuasca: percursos terapêuticos do uso ritualísticoO caminho até uma nova antropologia clínica: afetividade e corporalidade na obra de erwin straus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MORAES, Antonia Nathalia Duarte de  e  SILVA, Geórgia Sibele Nogueira da. Travestis e o cuidado humanizado em saúde. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp. 175-187. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n2.5.

Com base nas diretrizes do SUS, com princípios de universalidade, integralidade e equidade, realizamos um estudo com o objetivo de identificar concepções, desejos, receios e sugestões quanto ao cuidado humanizado em saúde dirigido às pessoas travestis, no âmbito da atenção primária. O caminho teórico-metodológico foi a Hermenêutica Dialética com utilização de entrevista em profundidade e uso de "cenas", com sete participantes. As entrevistadas relataram dificuldades quanto ao acesso e uso dos serviços de saúde. Diante das dificuldades encontradas, para a efetivação de um cuidado humanizado identificamos algumas mudanças necessárias na interlocução da saúde com a população travesti: Capacitação dos profissionais de saúde, diálogo com o movimento social, campanhas de divulgação e a aproximação com o significado da vivência de ser travesti. É urgente um trabalho efetivo na formação dos profissionais de saúde, bem como no cotidiano de nossa vida cercada por atitudes discriminatórias, em nome do compromisso com o sofrer do outro.

Palavras-chave : Travesti; Atenção Primária à Saúde; Hermenêutica, Humanização, Cuidado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License