SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Travestis e o cuidado humanizado em saúdePesquisa fenomenológica em psicologia: ainda a questão do método índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MENDL, Sebastián Eduardo. O caminho até uma nova antropologia clínica: afetividade e corporalidade na obra de erwin straus. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp. 189-198. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n2.6.

A partir de uma leitura hermenêutica da fenomenologia antropológica de Erwin Straus, procura-se elucidar o sentido original da afetividade e a corporalidade, como modalidades essenciais que constituem a relação da existência humana com seu mundo. Primeiro, por meio duma reconsideração histórico-critica de certas proposições da psicologia científica, e de seus fundamentos filosóficos, é preciso retornar ao origem da condição humana, deformada pelas interpretações fundadas nos supostos a priori, para desvenda-la. Precisamente, frente à psicologia naturalista atual e invisibiliza a diferença ontológica entre o homem e as coisas, duma perspectiva strausiana pretende-se propor como objeto primário de estudo da ciência psicológica a subjetividade encarnada, que sente-se a sim mesma quando sente outra coisa, e sua própria ação está continuamente exposta a outras influências, daí sua vulnerabilidade intrínseca. As presentes análises permitem estabelecer um novo marco, tanto para as investigações experimentais futuras quanto para a compreensão da experiência do homem alienado. Por um lado, a antropologia fenomenológica de Straus permite cortar com os três dualismos que sustentam as investigações contemporâneas da corporalidade e a afetividade: sujeito-objeto, receptividade-atividade e interior-exterior. Em segundo lugar, agora, as patologias psico(pato)logias são entendidas como modos diversos de relações do eu-mundo, plenamente significativas, nas quais prevalece a impossibilidade da existência de decidir sobre o curso de sua biografia.

Palavras-chave : Psicopatologia; Fenomenología; Afectividad; Cuerpo; Psicología naturalista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License