SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2O caminho até uma nova antropologia clínica: afetividade e corporalidade na obra de erwin strausA fundamentação metafísica da psicologia humanista à luz da fenomenologia existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA, Caio Monteiro; VIEIRA, Emanuel Meireles  e  FREIRE, José Célio. Pesquisa fenomenológica em psicologia: ainda a questão do método. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp. 199-207. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n2.7.

Este texto tem por objetivo refletir sobre a pesquisa fenomenológica a partir da questão da ética. Parte-se da ideia de que, na investigação do humano, a ética antecede a epistemologia e que, portanto, caberia a qualquer conhecimento desse campo questionar-se a respeito do lugar daquilo que é expurgado pelo método científico. Aponta-se que tal problema se coloca, inclusive, para pesquisas fenomenologicamente orientadas, visto que muitas delas pensam muito a questão da unidade e refletem pouco a respeito do lugar da diferença que essa unidade pode conter. Entende-se que o conceito de intencionalidade, que reúne diversas perspectivas fenomenológicas, como as de Husserl, Heidegger, Merleau-Ponty e Gadamer, traz em si questões que envolvem a relação entre universal e particular, bem como nuances éticas, porém não há uma descrição operacional de como essas questões se tornam concretas na investigação empírica. Como solução para esse problema, aponta-se o que se chamou de solução pragmático-ética, de modo que o pesquisador explique mais clara e operacionalmente como os princípios fenomenológicos incidem sobre a pesquisa (dimensão pragmática), bem como evidencie a dimensão histórico-relacional a partir da qual ele produz saber. Assim, acredita-se, restam preservadas a historicidade e a provisoriedade contidas na construção do conhecimento.

Palavras-chave : Alteridade; Pesquisa fenomenológica; hermenêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License