SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Pesquisa fenomenológica em psicologia: ainda a questão do métodoAngústia como constitutiva da existência: ressonâncias para a clínica psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

EVANGELISTA, Paulo. A fundamentação metafísica da psicologia humanista à luz da fenomenologia existencial. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp. 208-219. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n2.8.

O objetivo deste artigo é indicar a ontologia metafísica que subjaz na Psicologia Humanista norteamericana com a intenção de desfazer o equívoco presente na literatura brasileira de que a "Terceira Força em Psicologia" é fenomenológica existencial. Para isso, retoma o contexto histórico do surgimento da Psicologia Humanista nos Estados Unidos e as questões que ela tenta responder, enfatizando seu posicionamento em relação ao conhecimento científico. Em seguida, mostra-se a confusão entre psicologias humanistas e fenomenológicas existenciais na literatura científica. O próximo passo é retomar na obra de Heidegger, Ser e Tempo, as exigências da fenomenologia existencial para, por último, avaliar a ontologia rogeriana, escolhida como paradigma da Terceira Força em Psicologia, à luz delas. Conclui-se que as Psicologias Humanistas não são fenomenológicas existenciais, pois substantivam a existência.

Palavras-chave : Psicologia Humanista; Existencialismo; Carl Ramson Rogers; Martin Heidegger.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License