SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Humanistic Psychology's metaphysical foundation as seen by existential phenomenologyViktor Frankl: beyond their memories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

SILVA, Ellen Fernanda Gomes da  and  BARRETO, Carmem. Angústia como constitutiva da existência: ressonâncias para a clínica psicológica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp. 220-231. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n2.9.

Este artigo tem por objetivo compreender a angústia enquanto constitutiva da existência humana, a partir da fenomenologia hermenêutica. Nessa perspectiva, pretende-se tecer possibilidades compreensivas que possam apresentar ressonâncias para pensar a clínica psicológica como lugar possível de acolhimento da angústia. Para tanto, dialogaremos com algumas dimensões do pensamento de Kierkegaard, Heidegger e Boss, na busca de subsídios que, por apresentarem outra possibilidade de compreensão de angústia, não atrelada a premissas teorético-explicativas, possibilitem pensar a ação clínica vinculada ao modo original como os fenômenos existenciais acontecem.

Keywords : Angústia; Fenomenologia hermenêutica; Psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License