SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Mães adolescentes com bebês em UTI neonatal: reflexões fenomenológicas sobre a vida e a morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SOARES, Katarinne; SOUZA, Rosa de  e  MACEDO, Shirley. Experiência de ser esposa de policial militar: um estudo fenomenológico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 242-252. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n3.1.

O trabalho do policial militar é permeado por diversas particularidades inerentes à profissão, que acabam por afetar sua vida pessoal e sua família. Diante dessas problemáticas, marcantes e complexas, o presente estudo teve por objetivo geral compreender sentidos da experiência de ser esposa de policial militar. Especificamente, objetivou-se, na ótica dessas mulheres, descrever esses sentidos, investigando em que medida o trabalho do companheiro afeta a saúde e a qualidade de vida delas e/ou da família; bem como identificando dificuldades enfrentadas por elas e os impactos do trabalho do companheiro no relacionamento conjugal. Tratou-se de um estudo qualitativo fenomenológico, que utilizou entrevista individual aberta com pergunta disparadora. Colaboraram quatro esposas e as unidades de sentido reveladas foram: vulnerabilidade, sensação de insegurança e atenção constantes; preocupação com riscos à vida do companheiro; incertezas quanto ao planejamento de vida; afetações quanto às mudanças na rotina; limitações na vida social do casal; risco de infidelidade; tentativa de preservação da relação; mudanças no próprio comportamento; e mudanças no comportamento do companheiro. Concluiu-se, principalmente, que há repercussões do trabalho dos companheiros na saúde, qualidade de vida e relacionamento conjugal dessas esposas, o que pode invisibilizar suas condições sociais de serem mulheres.

Palavras-chave : Policial Militar; Família; Conjugalidade; Trabalho; Pesquisa Fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License