SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Experiência de ser esposa de policial militar: um estudo fenomenológicoNoticiário teclado: o suicídio em pauta na mídia digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA, Janine Conceição Araújo  e  MELO, Symone Fernandes de. Mães adolescentes com bebês em UTI neonatal: reflexões fenomenológicas sobre a vida e a morte. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 253-266. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n3.2.

A maternidade na adolescência, tema relevante para a realidade dos serviços de saúde no Brasil, acarreta importante impacto na vida das jovens mães. Pesquisas apontam que filhos de mães adolescentes são um público em potencial para as Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, cenário de fortes emoções, onde mães enfrentam o adoecimento e possibilidade de morte de seus filhos. A presente pesquisa objetiva compreender a experiência da maternidade para adolescentes mães de bebês internados em UTI neonatal, a partir da Fenomenologia Hermenêutica heideggeriana. As participantes da pesquisa foram cinco adolescentes com idades entre 15 e 19 anos. A construção dos dados partiu de uma questão disparadora: Como é para você ser adolescente e mãe de um bebê internado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal? A análise foi realizada com base na fenomenologia hermenêutica heideggeriana. As narrativas das adolescentes lançam luz sobre algumas facetas do fenômeno em estudo: o lugar das relações familiares; as rupturas e mudanças advindas da maternidade; o temor suscitado pelo ambiente da UTI neonatal; o tornar-se mãe a partir do cuidado ao filho; a presença da religião como recurso de enfrentamento do incontornável e da incerteza e o temor de lidar com a possibilidade da morte do filho.

Palavras-chave : Adolescência; Maternidade; UTI Neonatal; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License