SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Mães adolescentes com bebês em UTI neonatal: reflexões fenomenológicas sobre a vida e a morteExperiências de cardiopatas submetidos à cirurgia cardíaca: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ALVES, Débora Victor Aragão  e  SANTOS, Suely Emilia de Barros. Noticiário teclado: o suicídio em pauta na mídia digital. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 267-278. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n3.3.

A pesquisa se propôs a investigar como se mostra a compreensão do suicídio a partir de narrativas de blogs da cidade de Garanhuns e região. Cartografou-se blogs que noticiaram sobre esse tipo de morte, tomando a cartografia clínica como uma via que busca apontar para a experiência do cartógrafo como a principal forma de compreender os atores e cenários que lhe vieram ao encontro. A fenomenologia hermenêutica heideggeriana apareceu como lúmen possível para a aproximação com relação aos fenômenos que foram revelados. Foram selecionadas cinco (5) notícias, dentre as quais quatro (4) são referentes ao ano de 2017 e uma (1), ao ano de 2018. Utilizou-se da "Analítica do Sentido", de Dulce Critelli, como método para trazer os fenômenos à luz, bem como da análise compreensiva, como uma forma de compreendê-los, de modo que a metodologia foi tomada como um caminho que não busca por verdades únicas, ao passo que a concebe como desvelamento. Através da investigação, percebeu-se: a criminalização do suicídio; a exposição do corpo; a espetacularização da morte na contemporaneidade; a vitimização; o olhar que patologiza o fenômeno e a impessoalidade no modo de anunciar "mais um" suicídio.

Palavras-chave : Suicídio; Blogs; Fenomenologia Hermenêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License