SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Noticiário teclado: o suicídio em pauta na mídia digitalAnálise Fenomenológica Interpretativa (AFI): fundamentos básicos e aplicações em pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FREZ, Carolina Soraggi  e  CASTRO, Emma Elisa Carneiro de. Experiências de cardiopatas submetidos à cirurgia cardíaca: um estudo exploratório. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 279-291. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n3.4.

Os objetivos deste estudo foram investigar e descrever os significados atribuídos às experiências de cardiopatas que se submeteram à cirurgia cardíaca, utilizando como base teórica a Gestalt-terapia. Cinco pacientes pós-operatórios foram entrevistados, sendo uma mulher e quatro homens, idades entre 52 e 65 anos, casados, autodeclarados brancos e pardos, escolaridade entre os níveis fundamental e médio. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciam que os principais significados atribuídos à experiência de cirurgia cardíaca se referem a ameaça à sobrevivência, perda do controle sobre si mesmos, perda da autonomia e da independência. O processo cirúrgico demanda um constante trabalho do sistema de orientação dos pacientes para que haja a manutenção da homeostase no organismo, havendo uma diversidade de reações regulatórias individuais que contribuem para a restauração do equilíbrio no meio em que se encontram.

Palavras-chave : Cirurgia cardíaca; Psicologia; Gestalt-terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License