SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Experiências de cardiopatas submetidos à cirurgia cardíaca: um estudo exploratórioA mundaneidade do corpo: (re)pensar a cultura individualista e suas implicações para a gestalt-terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

TOMBOLATO, Mário Augusto  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI): fundamentos básicos e aplicações em pesquisa. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 293-304. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n3.5.

No contexto das pesquisas qualitativas, este estudo tem por objetivo apresentar os fundamentos básicos e potenciais aplicações do referencial teórico-metodológico da Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI). A AFI é ancorada na articulação de conceitos de três correntes intelectuais: fenomenologia, hermenêutica e idiografia. Este estudo busca apresentar e refletir sobre suas características, potencialidades, limites e, mais especificamente, apresentar e analisar algumas implicações teóricas e práticas da aplicação da AFI em pesquisa. Trata-se de um referencial bem estabelecido internacionalmente, porém pouco difundido na realidade brasileira, onde ainda conta com número restrito de estudos. Com isso, pretende-se contribuir para o preenchimento de uma lacuna da literatura, ampliando o conhecimento dessa abordagem no contexto nacional, de modo a inspirar e incentivar o desenvolvimento de novos estudos.

Palavras-chave : Fenomenologia; Hermenêutica; Métodos de Pesquisa Psicologia; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License