SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3A mundaneidade do corpo: (re)pensar a cultura individualista e suas implicações para a gestalt-terapiaPeaceful Warrior (2006), de Dan Millman: perspectivas existenciais na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo De  e  COSTA, Paulo Victor Rodrigues Da. Daseinsanálise e a tonalidade afetiva do tédio: diálogos entre psicologia e filosofia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 317-328. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n3.7.

O escopo do presente artigo é o de pensar a relação entre tonalidade afetiva do tédio e a daseinsanálise a partir, principalmente, de uma perspectiva fenomenológico-hermenêutica. Tal metodologia de questionamento surge de forma explícita com o filósofo alemão Martin Heidegger de modo que seu pensamento torna essencial a relação entre fenomenologia e hermenêutica. A partir de então, surge a possibilidade de um reposicionamento da compreensão em relação ao tédio: evita-se uma interpretação solipsista e entra em cena uma interpretação histórica de determinados transtornos existenciais que no mundo contemporâneo precisam de interpretações renovadas. Tendo isso em vista, a filosofia surge como elemento fundamental de diálogo nesse novo de compreensão do fenômeno do tédio, ainda pouco tematizado pelos principais autores da Daseinsanálise.

Palavras-chave : Martin Heidegger; Clínica fenomenológica; Daseinsanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License