SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Daseinsanálise e a tonalidade afetiva do tédio: diálogos entre psicologia e filosofiaDiálogos da psicologia existencialista com o conceito de território índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MORAES, Laís Duarte de; ROCHA, Lisieux D'jesus Luzia de Araújo; PONTE, Berta Lúcia Neves  e  MARTINS, José Clerton de Oliveira. Peaceful Warrior (2006), de Dan Millman: perspectivas existenciais na contemporaneidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 329-338. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n3.8.

Este artigo tem como objetivo refletir acerca de valores e necessidades existenciais que atravessam o ser humano na atualidade de apressamentos, de consumismos exacerbados e da busca por prazeres efêmeros que vêm produzindo a sensação de vazio existencial. Tal vazio estabelece também a necessidade da busca de sentido de vida. Para este artigo, foi tomado como material de análise a narrativa do filme Peaceful Warrior (2006); optou-se por uma investigação qualitativa, na qual foi realizado um levantamento bibliográfico e se utilizou a Análise Categorial, a fim de definir as unidades de análise do filme, codificá-las e interpretá-las. O estudo aponta que a dedicação no desenvolvimento de um talento e no protagonismo das experiências subjetivas possibilitam transformações existenciais para o seguimento de um caminho vital com sentido no contexto contemporâneo.

Palavras-chave : Estilo de vida; Experiência de vida; Comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License