SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Peaceful Warrior (2006), de Dan Millman: perspectivas existenciais na contemporaneidadeA esperança como ajustamento criativo: reflexões dos processos de saúde, doença e morte em gestalt terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SOUSA, Adria De Lima; THUROW, Charlene Fernanda; RODRIGUES, Gabriela  e  SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Diálogos da psicologia existencialista com o conceito de território. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 339-349. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n3.9.

Jean-Paul Sartre, fundamentado no método fenomenológico e na filosofia existencialista, descreveu a realidade humana como liberdade em situação, compreendida na unidade indissolúvel entre o para-si e o Em-si, ou seja, entre liberdade e facticidade. A existência do sujeito não está dada de forma abstrata, ela ocorre num espaço concreto, circunscrita na materialidade e adquire sentido à luz do projeto de ser. Ao definir o conceito de situação, Sartre utiliza as noções de "meu lugar" e "meus arredores", retratando a materialidade como condição delimitadora da liberdade. A partir dessa noção de espacialidade, o presente trabalho objetiva estabelecer relações entre o conceito sartriano de situação, tal como definido em O Ser e o Nada, e o conceito de território utilizado em diversas áreas do conhecimento que abordam a relação pessoa-ambiente, como a geografia, antropologia, etologia, psicologia e demais áreas da saúde. As múltiplas possibilidades de interlocução interdisciplinar da noção de território resultam da dinâmica do conceito, que não se limita ao entorno físico, mas congrega aspectos sociais e simbólicos de forma integrada e dialética. Discutir as aproximações entre os conceitos de território, territorialidade e situação contribui para a interdisciplinaridade das diversas áreas que os utilizam como fundamento para práticas profissionais.

Palavras-chave : Território; Existencialismo; Lugar; Arredores; Territorialidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License