SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Dialogos de la psicología existencialista con el concepto de territorio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

BERRI, Bruna. A esperança como ajustamento criativo: reflexões dos processos de saúde, doença e morte em gestalt terapia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 351-360. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n3.10.

A esperança pode ser definida como uma expectativa voltada ao momento futuro que pode servir de fator protetivo às adversidades. Este trabalho buscou investigar a esperança no contexto dos processos de saúde, doença e morte a partir do conceito de ajustamento criativo que origina-se de uma perspectiva de base fenomenológica desenvolvida por Fritz Perls (1977). Por meio de uma revisão narrativa de caráter qualitativo, buscou-se definir o que está sendo veiculado sobre esperança somado à psicologia hospitalar nas bases de dados Scielo, PsycINFO e Google Acadêmico. Utilizaram-se os artigos publicados do período de 2001 a 2018. Os materiais encontrados foram descritos e discutidos através dos preceitos da Gestalt Terapia. A partir das reflexões teóricas realizadas entende-se que a esperança pode servir como uma forma de ajustar-se criativamente a um período crítico de doenças graves ou terminalidade posto que se faz de suporte para o enfrentamento da realidade. Espera-se que este trabalho possibilite que o profissional de saúde realize reflexões, redirecionando o olhar para os funcionamentos saudáveis nos processos de saúde e doença de modo que vise fortalecer as potencialidades e a retomada de respostas espontâneas e criativas de seus pacientes.

Palabras clave : Esperança; Ajustamento Criativo; Gestalt Terapia; Psicologia Hospitalar; Morte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License