SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Diálogos da psicologia existencialista com o conceito de território índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BERRI, Bruna. A esperança como ajustamento criativo: reflexões dos processos de saúde, doença e morte em gestalt terapia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.3, pp. 351-360. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n3.10.

A esperança pode ser definida como uma expectativa voltada ao momento futuro que pode servir de fator protetivo às adversidades. Este trabalho buscou investigar a esperança no contexto dos processos de saúde, doença e morte a partir do conceito de ajustamento criativo que origina-se de uma perspectiva de base fenomenológica desenvolvida por Fritz Perls (1977). Por meio de uma revisão narrativa de caráter qualitativo, buscou-se definir o que está sendo veiculado sobre esperança somado à psicologia hospitalar nas bases de dados Scielo, PsycINFO e Google Acadêmico. Utilizaram-se os artigos publicados do período de 2001 a 2018. Os materiais encontrados foram descritos e discutidos através dos preceitos da Gestalt Terapia. A partir das reflexões teóricas realizadas entende-se que a esperança pode servir como uma forma de ajustar-se criativamente a um período crítico de doenças graves ou terminalidade posto que se faz de suporte para o enfrentamento da realidade. Espera-se que este trabalho possibilite que o profissional de saúde realize reflexões, redirecionando o olhar para os funcionamentos saudáveis nos processos de saúde e doença de modo que vise fortalecer as potencialidades e a retomada de respostas espontâneas e criativas de seus pacientes.

Palavras-chave : Esperança; Ajustamento Criativo; Gestalt Terapia; Psicologia Hospitalar; Morte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License