SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 special issueThe backstage of psychotherapy: sense's description and clinical supervision in the humanist phenomenological approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

FIGUEIREDO, Maria do Desterro de; NASSER, Stella Nabuco; SILVA, Armando de Oliveira e  and  RADOMINSKI, Rosana Bento. O complexo cultural e o complexo do comer: um estudo com mulheres obesas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.spe, pp. 361-369. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26ne.1.

A obesidade é considerada um problema epidêmico, que acarreta graves prejuízos na saúde física e emocional dos indivíduos. Em busca de investigar os fenômenos psicológicos e culturais envolvidos na obesidade, propõe-se uma visão compreensiva-simbólica dos discursos de mulheres obesas pacientes de um Hospital Geral em Curitiba-Pr. O estudo baseou-se em constructos teóricos como: a Teoria dos Complexos para Jung, o Inconsciente Cultural para Henderson, o Complexo Cultural para Singer e Kimbles. A partir desses visa-se propor um novo constructo teórico: o Complexo do Comer, que é representado pelas experiências vinculadas ao tema alimentação, e relacioná-lo com o Complexo Cultural. Observa-se, a partir dos discursos, que ambos os Complexos expressam-se, paradoxalmente, a forma de incorporar ideias inconscientes de um corpo ideal, que repousam em uma imagem arquetípica da fome e da falta. Num contexto da saúde, esta falta marca a necessidade de um preencher que muitas vezes se faz excessivo e desnaturado, a qual deve ser considerada no tratamento multidisciplinar da obesidade, por meio de estratégias terapêuticas que contemplem essa realidade e a visão de totalidade psíquica.

Keywords : Complexo; Cultura; Comer; Obesidade; Mulheres; Psicologia Analítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License