SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialO complexo cultural e o complexo do comer: um estudo com mulheres obesasA gestalt-terapia como clínica do encontro: compreendendo a relação dialógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

TUBERO, Andréa de Souza  e  ROCHA, Rita Martins Godoy. Os bastidores da psicoterapia: descrição de sentidos e a supervisão clínica na abordagem fenomenológica humanista. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.spe, pp. 370-381. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26ne.2.

A psicoterapia é um campo científico que se aprimora de maneira contínua, especialmente pelas atuais demandas que requerem a garantia do protagonismo e a autonomia aos usuários de saúde mental. Nesse contexto, a supervisão clínica e os instrumentos construídos a partir dela aparecem como um importante fator no processo de qualificar a prática e formar novos terapeutas. O presente estudo tem por objetivo geral analisar os relatos descritivos produzidos para a supervisão de estágio, que incluem os apontamentos da supervisora, e são tomados como versões de sentido, com o intuito específico de dar visibilidade ao processo de formação do(a) futuro terapeuta. Para tanto, inspira-se no método fenomenológico com fundamento qualitativo e descritivo, que destaca a dimensão compreensiva, intersubjetiva e intencional entre consciência e mundo vivido. O corpus de análise constituiu-se de vinte e um relatórios de descrição dos sentidos no encontro psicoterapêutico com um único paciente, durante o ano de 2017. Foram selecionados três encontros psicoterapêuticos para análise das versões de sentido neste ensaio, a partir dos critérios temporal e longitudinal, procurando dar visibilidade ao processo clínico, às intervenções terapêuticas gestadas no encontro entre psicoterapeuta-paciente-descrição de sentidos-supervisão, e seu impacto na formação clínica. Há, por fim, a ressonância de novas maneiras de existir para ambos, paciente e terapeuta.

Palavras-chave : Supervisão Psicoterapêutica; Clínicas-Escola; Fenômenos e Processos Psicológicos; Psicoterapia; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License