SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 special issueThe backstage of psychotherapy: sense's description and clinical supervision in the humanist phenomenological approachPerception as subjective experience in the constitution of the lifeworld in Husserl's phenomenology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

MOTTA, Hinayana Leão; ASSIS, Gustavo Alves Pereira de  and  SATELIS, Leila Ribeiro. A gestalt-terapia como clínica do encontro: compreendendo a relação dialógica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.spe, pp. 382-392. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26ne.3.

A gestalt-terapia constitui-se como uma psicoterapia dialógica, como uma clínica do encontro. Investigações empíricas sobre a interface existencialismo dialógico-psicoterapia gestáltica são escassas. Considerando a relação dialógica como eixo desta abordagem, objetivou-se compreender as experiências de profissionais de psicologia no tocante à relação dialógica em gestalt-terapia. Como recurso metodológico, utilizou-se a pesquisa qualitativa de método fenomenológico, de orientação semiótica. Foram realizadas entrevistas fenomenológicas abertas com cinco colaboradoras. Os dados foram gravados e transcritos na íntegra. A análise pautou-se na reflexibilidade fenomenológica, percorrendo pela descrição, redução e interpretação. Os resultados indicam a abertura, presença e o uso da epoché pelo terapeuta como elementos fundamentais para a relação dialógica. Experiências positivas de atitude Eu-Tu foram encontradas, sugerindo episódios culminantes deste processo. Houve confusão entre o conceito de atitude e momentos Eu-Tu, com valorização deste princípio em detrimento à atitude Eu-Isso, o que evidencia a necessidade de repensar a formação do gestalt-terapeuta. Assim, a relação dialógica em gestalt-terapia apresenta-se como um campo de pluralidades fenomênicas. Cabe ao profissional um andar cuidadoso e atento neste campo de inúmeras possibilidades.

Keywords : Existencialismo; Método Fenomenológico; Psicoterapia; Relação Terapêutica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License