SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialOs bastidores da psicoterapia: descrição de sentidos e a supervisão clínica na abordagem fenomenológica humanistaPercepção como experiência subjetiva na constituição do mundo-da-vida na fenomenologia de Husserl índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MOTTA, Hinayana Leão; ASSIS, Gustavo Alves Pereira de  e  SATELIS, Leila Ribeiro. A gestalt-terapia como clínica do encontro: compreendendo a relação dialógica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.spe, pp. 382-392. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26ne.3.

A gestalt-terapia constitui-se como uma psicoterapia dialógica, como uma clínica do encontro. Investigações empíricas sobre a interface existencialismo dialógico-psicoterapia gestáltica são escassas. Considerando a relação dialógica como eixo desta abordagem, objetivou-se compreender as experiências de profissionais de psicologia no tocante à relação dialógica em gestalt-terapia. Como recurso metodológico, utilizou-se a pesquisa qualitativa de método fenomenológico, de orientação semiótica. Foram realizadas entrevistas fenomenológicas abertas com cinco colaboradoras. Os dados foram gravados e transcritos na íntegra. A análise pautou-se na reflexibilidade fenomenológica, percorrendo pela descrição, redução e interpretação. Os resultados indicam a abertura, presença e o uso da epoché pelo terapeuta como elementos fundamentais para a relação dialógica. Experiências positivas de atitude Eu-Tu foram encontradas, sugerindo episódios culminantes deste processo. Houve confusão entre o conceito de atitude e momentos Eu-Tu, com valorização deste princípio em detrimento à atitude Eu-Isso, o que evidencia a necessidade de repensar a formação do gestalt-terapeuta. Assim, a relação dialógica em gestalt-terapia apresenta-se como um campo de pluralidades fenomênicas. Cabe ao profissional um andar cuidadoso e atento neste campo de inúmeras possibilidades.

Palavras-chave : Existencialismo; Método Fenomenológico; Psicoterapia; Relação Terapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License