SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 special issueGestalt therapy as a clinic of engagement: understanding the dialogical relationRevisiting Dilthey: theoretical and methodological dialogues with phenomenology and psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

BARRETO, Jaime Javier Villanueva. Percepção como experiência subjetiva na constituição do mundo-da-vida na fenomenologia de Husserl. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.spe, pp. 394-407. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26ne.4.

Este trabalho tem como objetivo mostrar o papel determinante da percepção na constituição do mundo-da-vida e como, apesar da diversidade de experiências perceptivas, mantém a sua unidade. O objetivo é mostrar, através de um tour pelas principais obras de Husserl, a relação profunda entre a percepção e a constituição do significado do mundo único. O mundo entendido como horizonte nos permite avançar retrospectivamente para as experiências constitutivas entre as quais prevalece a experiência original de percepção. Isso destaca a experiência subjetiva na constituição do significado do mundo-da-vida.

Keywords : Percepção; mundo-da-vida; fenomenologia; Husserl; transcendência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License