SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialPercepção como experiência subjetiva na constituição do mundo-da-vida na fenomenologia de HusserlUm olhar sobre a experiência do parto: trajetória, possibilidades e repercussões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MUHL, Camila. Revisitando Dilthey: diálogos teóricos e metodológicos com a fenomenologia e a psicologia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.spe, pp. 408-415. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26ne.5.

Wilhelm Dilthey foi um autor fundamental para que as ciências humanas tivessem sua autonomia de método e objeto em relação às ciências naturais, entretanto, o seu trabalho ainda é pouco conhecido pelos psicólogos no Brasil. Esse artigo tem como objetivo divulgar e discutir a obra diltheyana tendo como recorte as reverberações de suas proposições para a fenomenologia e a psicologia, enquanto ciências de rigor. A análise teórica, que não pretende ser uma revisão exaustiva da obra do autor, será centrada nos temas: mundo histórico, vivência e método compreensivo de pesquisa. Para finalizar, será realizado um exercício imaginativo de como seria a psicologia atualmente se a posição de Dilthey tivesse se tornado hegemônica no campo.

Palavras-chave : Dilthey; Ciências do Espírito; Psicologia; Fenomenologia; Método.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License