SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialRevisitando Dilthey: diálogos teóricos e metodológicos com a fenomenologia e a psicologiaCompreensão do binômio segurança e risco: perspectivas em diálogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FERREIRA, Maiumi Souza Cruz; SILVA, Priscila de Lima  e  PEREIRA, Vanderson Barreto. Um olhar sobre a experiência do parto: trajetória, possibilidades e repercussões. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.spe, pp. 416-427. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26ne.6.

Esse artigo, produto de uma revisão bibliográfica, teve como propósito descrever o parto enquanto possibilidade de ampliação da consciência da parturiente, destacando a atuação do Gestalt-terapeuta no acompanhamento pré-natal. Para tanto, tomou-se como ponto de partida a trajetória da assistência ao parto e os programas atuais no contexto brasileiro. Os estudos demonstraram que, nos últimos vinte anos, o nascimento tem sido em sua primazia, institucionalizado e masculinizado, o que se justifica pela centralização do poder médico sobre fenômenos femininos e tem como consequência a perda do protagonismo das mulheres na experiência do parto. Os achados evidenciam que a humanização é de extrema importância para fazer frente a essa realidade, pois possibilita que os sujeitos transcendam da heteronomia para a autonomia. Assim, foi possível perceber que o psicólogo Gestalt-terapeuta tem papel fundamental nesse processo, visto que, por meio do cuidado prestado no acompanhamento pré-natal, pode promover saúde mediante a tomada de consciência e o empoderamento das gestantes.

Palavras-chave : Parto; Humanização; Psicologia; Gestalt-terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License