SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialCompreensão do binômio segurança e risco: perspectivas em diálogoPostura e intervenções do gestalt-terapeuta frente à violência psicológica contra a mulher por parceiro íntimo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

TESSARO, Luiz Gustavo Santos  e  VEIGALIMA, Ana Maria. O TDAH no campo da assistência social: possibilidades para uma clínica ampliada. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.spe, pp. 438-448. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2020v26ne.8.

Este artigo teórico teve como objetivos constituir uma revisão da literatura gestáltica acerca do TDAH até então produzida no Brasil e discutir possibilidades práticas de intervenção fundamentadas na Gestalt-terapia. Tais propostas tiveram como cenário de elaboração o contexto de um serviço de assistência social que acolhe crianças e adolescentes, com ou sem o diagnóstico. Assim, compreendeu-se a necessidade de uma articulação com a ideia de uma clínica ampliada, sustentada no conceito de campo de Kurt Lewin. Também foram consideradas as contribuições de Luciana Aguiar e de Violet Oaklander, importantes autoras da psicoterapia gestáltica com crianças, no Brasil e no mundo, respectivamente. Dentre os resultados, encontrou-se a necessidade de intervenções em âmbito institucional (como trabalhar introjetos da instituição e ofertar maior supervisão e acompanhamento a essas crianças) e individual (realização de atividades sensório motoras e voltadas para o desenvolvimento do protagonismo por meio da possibilidade de escolher).

Palavras-chave : Terapia Gestalt; Psicologia Clínica; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License