SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialPostura e intervenções do gestalt-terapeuta frente à violência psicológica contra a mulher por parceiro íntimo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ENDRISSI, Tamara  e  STENZEL, Lucia Marques. Liberdade numa perspectiva da psicologia fenomenológico-existencial: revisão sistemática da produção bibliográfica dos últimos vinte anos. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.spe, pp. 461-471. ISSN 1809-6867.

A questão da liberdade permeia discussões nas ciências psicológicas, em especial na abordagem fenomenológico-existencial. O objetivo deste trabalho foi buscar compreender como a liberdade vem sendo estudada sob esta perspectiva. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática de artigos publicados nos últimos vinte anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram consultadas as bases de dados virtuais Periódicos CAPES, PePSIC, SciELO e LILACS. Foram encontrados 954 artigos que passaram por seleção conforme critérios de inclusão, duplicidade e disponibilidade, totalizando 29 artigos para análise. Assim, foram consideradas as variáveis: ano de publicação, nacionalidade, área da revista, área dos autores, teóricos e filósofos de base, temáticas gerais dos artigos, forma de articulação com a Psicologia, termos atrelados à liberdade e a forma como os artigos conceituam liberdade. Evidenciou-se que a liberdade é tratada como característica fundamental do ser humano nas produções de base fenomenológico-existencial, porém com diferentes enfoques. Destacou-sea o caráter atual da discussão sobre liberdade, com maior número de produções datadas nos últimos 10 anos, e a predominância de artigos brasileiros sobre a temática.

Palavras-chave : Liberdade; Psicologia Existencial; Fenomenologia; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License