SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Educar médicos, cuidar de memórias: sentidos da constituição de um museu histórico de medicinaInvestigando a Experirncia de usußrios em um Centro de Convivrncia sob a perspectiva da psicologia humanista e da fenomenologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

TSUGAMI, Susan Sanae  e  SANTOS, Luciana. O sagrado está no todo: experiências de praticantes do (Neo)paganismo como possibilidade de encontro holístico do ser. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 14-24. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n1.2.

O artigo objetiva compreender as experiências dos(as) praticantes do Paganismo Contemporâneo e as relações que estes(as) possuem com suas práticas espirituais, assim como investigar como os mesmos compreendem e interagem com a natureza e como se percebem enquanto praticantes de uma crença holística. A partir de entrevistas em profundidade, com quatro praticantes do (Neo)Paganismo, pode-se analisar os discursos sobre as experiências espirituais, a partir da construção de duas categorias de análise: 1. Paganismo Contemporâneo: visão de mundo e práticas holísticas e 2. Compreendendo a Totalidade: a Natureza, o Self e a Comunidade. Pode-se apreender que a relação entre o sagrado, a natureza e a pessoa, no (Neo)Paganismo está definida pela noção de totalidade enquanto realidade na qual o mundo, os(as) deuses(as) e os seres vivos estão interligados e, por isso, entende-se que pessoa-mundo-sagrado não se separam.

Palavras-chave : Pagão; Religião; Espiritualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License