SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1O sagrado está no todo: experiências de praticantes do (Neo)paganismo como possibilidade de encontro holístico do serIntimidade em tempo digitais: o esquecimento da relação face a face índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ANDRADE, Eberson dos Santos  e  CURY, Vera Engler. Investigando a Experirncia de usußrios em um Centro de Convivrncia sob a perspectiva da psicologia humanista e da fenomenologia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 25-36. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n1.3.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa de natureza fenomenol?gica que objetivou compreender a experirncia de pessoas que frequentam um Centro de Convivrncia (CECO). Foram realizados encontros dial?gicos individuais com sete usußrios adultos, de ambos os sexos. Ap?s cada encontro, o pesquisador redigiu uma Narrativa Compreensiva, a partir de suas pr?prias impress§es, sobre a experirncia do (a) participante. Uma Narrativa SÝntese foi construÝda, em seguida, contendo os elementos significativos da experirncia de todos os participantes em relašNo Ós vivrncias no CECO. Os elementos fenomenologicamente desvelados, que constituÝram os resultados da pesquisa, podem ser assim expressos: (1) as relaš§es interpessoais, mediadas pelos profissionais no contexto do CECO, sNo orientadas por respeito, compreensNo e interesse m?tuo; (2) a partir da convivrncia cotidiana com outras pessoas e da participašNo em atividades coletivas, os usußrios podem desenvolver criativamente suas habilidades e interesses; e (3) ao se sentirem acolhidos e respeitados como pessoas, os usußrios tambÚm desenvolvem uma relašNo afetiva positiva com o servišo. Concluindo, o CECO Ú um espašo propÝcio ao desenvolvimento de potencialidades individuais e coletivas e Ó valorizašNo de relaš§es sociais construtivas que facilitam e preservam a tendrncia inerente das pessoas para o crescimento, a autonomia e o amadurecimento psicol?gico.

Palavras-chave : Centro de Convivrncia; Psicologia Fenomenol?gica; Narrativas; AtenšNo Psicol?gica em Instituiš§es; Sa?de P?blica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License