SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Investigando a Experirncia de usußrios em um Centro de Convivrncia sob a perspectiva da psicologia humanista e da fenomenologiaGênero como modalidade existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CARLETTI, Renan Silva  e  SAFRA, Gilberto. Intimidade em tempo digitais: o esquecimento da relação face a face. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 37-45. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n1.4.

Este trabalho pretende discutir a noção de intimidade apresentada por Peter Sloterdijk e os efeitos da tecnologia digital na relação interfacial. O objetivo é mostrar como a articulação entre psicanálise e fenomenologia apresentada pelo filósofo alemão contribui para a compreensão de fenômenos clínicos e cotidianos. Por meio de estudos anteriores e situações clínicas mostraremos a substituição da lógica conjuntiva pela conectiva, como apresentada pelo filósofo italiano Franco Berardi, a qual tem gerado vínculos pouco enraizados em vivências corporais. As descrições das experiências temporais e corporais são centrais para compreender esta mudança que está ocorrendo. Neste sentido, concluímos que as facilidades da tecnologia podem se desdobrar em um esquecimento do espaço interfacial como memória e porta de entrada para o mundo.

Palavras-chave : Intimidade; Tecnologia digital; Relação face a face; Corpo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License