SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Intimidade em tempo digitais: o esquecimento da relação face a faceAs formas da simpatia e o seu papel na compreensão das vivências alheias em Scheler índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BERNARDINO, Matheo. Gênero como modalidade existencial. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 47-55. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n1.5.

As discussões de gênero são ainda fundamentais para as lutas (trans)feministas e possuem um campo aberto a novas reflexões que contribuam no tema. Essa questão é cara à fenomenologia desde Simone de Beauvoir até Judith Butler e outras fenomenólogas feministas contemporâneas. Considerando as contribuições já desveladas por essas autoras, este trabalho possui o objetivo de repensar a conceituação de gênero por meio do conceito de modalidade existencial encontrado em Merleau-Ponty e Heidegger em uma revisão teórica assistemática. O conceito de modalidade existencial implica em possibilidades, como fundamental na estrutura ontológica do ser. Possibilidade tem aqui características existenciais e de abertura que descrevem modos de ser, de se vincular, significar e tornar possível ser e sentido. O gênero como modalidade existencial desvela um espectro de potências que se realiza e se institui na existência corpórea e situada do ser. Este trabalho possibilita um diálogo com as reflexões já realizadas pelas autoras feministas e a abertura para o aprofundamento das discussões sobre gênero.

Palavras-chave : Gênero; Modalidade Existencial; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License