SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1The forms of sympathy and its role in understanding other's experiences in SchelerThe theoretical and practical approaches between gestalt therapy and nonviolent communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

VILLAMIL, Miguel Ángel et al. Paz e emoções. Para uma fenomenologia errática do coração. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 69-80. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n1.7.

Na vida cotidiana, as pessoas tendem a estabelecer uma ligação entre a paz e as experiências emocionais, como a compaixão pelas vítimas, a vingança contra os perpetradores, o perdão dos atos imperdoáveis, o terror diante da guerra, o ódio entre os atores do conflito, o reconhecimento da culpa por atos violentos, a confiança num futuro melhor, entre outros. Essa ligação é despercebida ou desconsiderada pela pesquisa objetivista sobre a paz, que tende a enfatizar relacionamentos que eles consideram mais válidos, como os que se referem às causas de eventos violentos ou à resolução de conflitos por meio de procedimentos racionais. O presente artigo tem um duplo propósito: por um lado, sustentar que as perspectivas objetivistas da paz são insuficientes e impessoais; e, por outro lado, mostrar a paz como um ethos pessoal essencialmente ligado a experiências emocionais.

Keywords : Paz; Emoções; Avaliações; Vulnerabilidade; Dignidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License