SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1As formas da simpatia e o seu papel na compreensão das vivências alheias em SchelerAs aproximações teórico-práticas entre a gestalt-terapia e a comunicação não-violenta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

VILLAMIL, Miguel Ángel et al. Paz e emoções. Para uma fenomenologia errática do coração. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 69-80. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n1.7.

Na vida cotidiana, as pessoas tendem a estabelecer uma ligação entre a paz e as experiências emocionais, como a compaixão pelas vítimas, a vingança contra os perpetradores, o perdão dos atos imperdoáveis, o terror diante da guerra, o ódio entre os atores do conflito, o reconhecimento da culpa por atos violentos, a confiança num futuro melhor, entre outros. Essa ligação é despercebida ou desconsiderada pela pesquisa objetivista sobre a paz, que tende a enfatizar relacionamentos que eles consideram mais válidos, como os que se referem às causas de eventos violentos ou à resolução de conflitos por meio de procedimentos racionais. O presente artigo tem um duplo propósito: por um lado, sustentar que as perspectivas objetivistas da paz são insuficientes e impessoais; e, por outro lado, mostrar a paz como um ethos pessoal essencialmente ligado a experiências emocionais.

Palavras-chave : Paz; Emoções; Avaliações; Vulnerabilidade; Dignidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License