SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1O dedo apontando a lua: experimentando o contato entre Gestalt-Terapia e Zen Budismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ZANATTA, Cleia; CAMPOS, Luís Antônio Monteiro  e  COELHO, Patricia Damiana da Silva. A pessoa idosa e a busca do sentido. Um olhar de esperança. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.1, pp. 104-113. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n1.10.

O presente artigo tem por objetivo propor uma reflexão a respeito da importância do sentido de vida para a pessoa idosa. Sabe-se que o fenômeno do envelhecimento ganha visibilidade no mundo todo e aponta para inúmeros desafios, especialmente para cerca dos 30 milhões de idosos no Brasil, conforme estatísticas do IBGE. Nessa fase da vida, reconhecer as potencialidades, para além dos estereótipos sobre o envelhecer, contribui para minimizar os possíveis desafios. Por meio da revisão de literatura sobre as pesquisas no campo do envelhecimento, constata-se que um número significativo desses idosos concentra-se nas perdas e declínios ocorridos nessa etapa. Entretanto, torna-se possível ampliar a compreensão dessa fase da vida, considerando os conceitos da Logoterapia. De acordo com Viktor Frankl, o ser humano, dotado de sua dimensão noética, impulsionado pela busca de sentido na vida, caminha na busca dos valores de criação, vivência e atitude. Como buscador do sentido, a pessoa do idoso torna-se capaz de encontrar, em sua caminhada existencial, um para quê viver que a possibilite prosseguir extraindo sentido nas situações adversas da vida. Poder debruçar sobre as conquistas realizadas no caminho, os desafios enfrentados e as experiências reconhecidas como valorosas podem contribuir para que a etapa do envelhecimento seja plena de sentido. Os valores podem continuar como caminhos que apontam para o sentido, e tal possibilidade não se deve desperdiçar na estrada da vida. Com esperança e sabedoria acumulada, o idoso é capaz de responder ao que vida chama de modo comprometido e com sentido.

Palavras-chave : Idoso; Logoterapia; Sentido.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License