SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Micro-fenomenologia da subjetividade do psicoterapeuta sistêmicoUma formação pedagógico-reflexiva em psicologia: análise de diários de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MACEDO, Shirley; SOUZA, Melina Pinheiro Gomes de  e  NUNES, Ana Lícia Pessoa. Experiências de estudantes de psicologia ao conduzir grupos com outros universitários. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.2, pp. 147-158. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n2.2.

O objetivo desta pesquisa foi compreender experiências de processos envolvidos na prática da escuta clínica de estudantes de Psicologia ao conduzir grupos interventivos com outros universitários, buscando: descrever sentidos dessas experiências para a formação desses estudantes; apontar atravessamentos envolvidos; identificar possíveis conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos, assim como desafios enfrentados e ganhos de aprendizagem obtidos. Em uma perspectiva fenomenológica interventiva, utilizou-se o método da hermenêutica colaborativa. Durante 14 encontros de supervisão, foram colaboradores uma psicóloga, uma docente e oito estudantes de Psicologia que conduziam dois grupos interventivos com universitários. O instrumento utilizado foi a Versão de Sentido e os resultados levaram a concluir, principalmente, que os estudantes: vivenciaram um processo de crescimento pessoal e desenvolvimento profissional, permeado por um encantamento pela Psicologia; estiveram atravessados pelas realidades psicossociais dos universitários atendidos, mas conseguiram, atentos aos próprios limites, reconhecer a necessidade de um processo pessoal e internalizar as bases de uma matriz de identidade profissional; aprenderam a sistemática do método, sendo as supervisoras e os colegas essenciais no processo de aprimoramento da escuta. Destaca-se, portanto, a necessidade de redes de apoio para os universitários e melhorias no processo de capacitação do estudante de Psicologia, visando seu futuro ingresso no mercado de trabalho.

Palavras-chave : Escuta; Sofrimento Universitário; Formação do Psicólogo; Serviço Escola; Pesquisa Fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License