SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Experiências de estudantes de psicologia ao conduzir grupos com outros universitáriosUm percurso gadameriano na produção de conhecimento em Abordagem Centrada na Pessoa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

LOPES, Juliana Crespo; LIMA, Francielly de Oliveira Müller; FREIRE, Sandra Ferraz de Castilho Dourado  e  PULINO, Lucia Helena Cavasin Zabotto. Uma formação pedagógico-reflexiva em psicologia: análise de diários de aprendizagem. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.2, pp. 159-168. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n2.3.

O presente artigo buscou, através da análise de diários de aprendizagem, discutir a respeito das possibilidades que uma formação universitária em psicologia que seja acolhedora e promotora de reflexões pode ter na formação de estudantes de psicologia. Foram analisados treze diários redigidos por estudantes do sexto semestre de um curso de graduação em Psicologia matriculados em uma disciplina relacionada à Abordagem Centrada na Pessoa de um Centro Universitário do Centro-Oeste brasileiro. Os diários foram escritos tendo como base a concepção de Versão de Sentido, com uma escrita livre após as aulas. Foi utilizada a Análise Temática e, a partir dela emergiram seis temas que demonstraram a importância da construção de um espaço acadêmico dialógico que promova as condições facilitadoras para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Palavras-chave : Formação em Psicologia; Diário de Aprendizagem; Processos de Reflexão; Condições Facilitadoras para Aprendizagem; Abordagem Centrada na Pessoa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License