SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2A pedagogical-reflexive experience at a Psychology course: analysis of learning logsThe person with intellectual disability and the understanding of their existence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

BEZERRA, Edson do Nascimento  and  SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da. Um percurso gadameriano na produção de conhecimento em Abordagem Centrada na Pessoa. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.2, pp. 169-178. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n2.4.

O presente artigo objetiva apresentar o percurso teórico-metodológico, construído pelo primeiro autor em sua Dissertação de Mestrado sob a orientação do segundo, baseado na filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Justifica-se sua relevância por ser uma alternativa estruturada para a realização de pesquisas bibliográficas dentro do escopo da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Para isso, procura-se inicialmente justificar a escolha da hermenêutica gadameriana em sua relação com o objetivo da pesquisa. Em seguida, apresenta-se a rede conceitual formada pela articulação das concepções preconceito, linguagem, tradição, atualização e fusão de horizontes que sustentam essa perspectiva, de forma que permita, posteriormente, sistematizar as fases investigação das informações, análise compreensiva e síntese hermenêutica para o desenvolvimento da pesquisa sobre o problema proposto. Finaliza-se o artigo com a constatação da potencialidade e proficuidade referente à aproximação, e consequente articulação, entre a ACP e a perspectiva filosófica gadameriana, com reflexões sobre as implicações quanto ao uso de um método hermenêuticofilosófico na produção de conhecimento na abordagem.

Keywords : Abordagem Centrada na Pessoa; Hermenêutica Filosófica; Carl Rogers; Hans-Georg Gadamer.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License