SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Um percurso gadameriano na produção de conhecimento em Abordagem Centrada na PessoaCarl Rogers e Emmanuel Lévinas: caminhos éticos na Abordagem Centrada na Pessoa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

GARCIA, Wallisten Passos  e  PEREIRA, Ana Paula Almeida de. A pessoa com deficiência intelectual e a compreensão de sua existência. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.2, pp. 179-187. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n2.5.

Frequentemente as pessoas com deficiência intelectual (DI) não são reconhecidas como capazes de atribuírem significados a sua existência, por apresentarem uma limitação intelectual. Contudo, elas podem compreender diversas questões psicológicas em sua vida. Embasado na Psicologia Existencial Sartriana, o objetivo deste estudo é investigar como a pessoa com DI compreende sua existência, a partir dos sentidos que atribui a si e as suas relações. O método fenomenológico foi escolhido para a coleta e a análise dos dados. Participaram dez adultos com DI, estudantes de uma Escola Especial de Curitiba. Os resultados evidenciaram sentimentos de solidão e abandono por parte dos participantes, decorrente da ausência afetiva e do diálogo com outras pessoas; a angústia diante da sua liberdade, em um contexto onde não lhes são permitidos fazerem escolhas autênticas; a dificuldade de compreensão de seus sentimentos e o desejo de valorização de suas emoções; a escola como o local onde encontram maiores oportunidades de relacionamentos, mas onde a reflexão sobre as situações cotidianas que vivenciam apresentam-se de modo limitado. Reflete-se que estes aspectos existenciais devem ser considerados nos estudos e nos serviços direcionados às pessoas com DI, para que sua liberdade seja reconhecida, viabilizando a construção de seu projeto existencial.

Palavras-chave : Deficiência intelectual; Psicologia existencial; Relações interpessoais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License