SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2The person with intellectual disability and the understanding of their existenceThe transformative power of Encounters: an analysis of the animation Destino author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

VASCONCELOS, Alice dos Santos  and  SOUZA, Sandra. Carl Rogers e Emmanuel Lévinas: caminhos éticos na Abordagem Centrada na Pessoa. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.2, pp. 189-201. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.10.18065/2021v27n2.6.

A ética do filósofo Emmanuel Lévinas (1906-1995) possui implicações diretas à psicologia, especialmente no que condiz ao status do Outro em relação ao Eu, enfatizando-se a importância dessa filosofia para a psicoterapia. Dentre os vários modos de se fazer psicoterapia, destacamos a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), da qual resultam consequências nas relações interpessoais e sociais. Contudo, muitas vezes, a dimensão ética da ACP parece passar despercebida. Assim, intentou-se refletir sobre possíveis implicações da ética de Lévinas para a abordagem, caracterizada por sua abertura à experiência, respeito à autonomia do paciente e ênfase na relação terapêutica. Conclui-se que a ACP evolui ao pensar mais amplamente o sujeito e que cada cliente é um Outro para o psicólogo, também encontrando no profissional um Outro. Propõe-se a terapia grupal como ambiente propício à alteridade, em que a psicoterapia também se depara com o Infinito, transcende a relação dual e evoca a figura do Terceiro, parte primordial da vida, em suas relações. Por fim, interrogamos: em uma abordagem tão centrada na pessoa, haveria espaço para a alteridade?

Keywords : Abordagem Centrada na Pessoa; Emmanuel Lévinas; Ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License