SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Carl Rogers e Emmanuel Lévinas: caminhos éticos na Abordagem Centrada na PessoaDa ludoterapia não-diretiva à ludoterapia centrada na criança - desenvolvimento histórico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

TEODORO, Elizabeth Fátima  e  JUNIOR, Reinaldo da Silva. O poder transformador dos encontros: uma análise da animação Destino. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.2, pp. 202-212. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n2.7.

Este texto surgiu dos seguintes questionamentos: quais são as precipitações decorrentes de um encontro verdadeiro? É possível relacionar-se verdadeiramente com outra pessoa e permanecer o mesmo? O que é preciso, segundo Rogers, para estar inteiro em uma relação amorosa? Objetivamos analisar o modo por meio do qual a pessoa se transforma ao eleger alguém como companheiro. Para tanto, o método se pautou na investigação teórica com enfoque em Carl Rogers para o estudo conceitual humanista e na análise fílmica a fim de realizar uma leitura psicológica acerca da animação Destino de Salvador Dalí e Walter Disney. A partir do exposto, desarticulamos a noção de que a relação amorosa é um destino imutável, ao perceber, através da abordagem humanista, que a relação amorosa, não só envolve a consciência de ser pessoa, mas principalmente, a abertura verdadeira à experiência de ser com outra pessoa, em uma relação Eu-Tu de autenticidade e empatia. Desse modo, os Encontros permitem a construção do próprio destino que se descortina como algo flexível e mutável.

Palavras-chave : Amor; Carl Rogers; Humanismo; Relações interpessoais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License