SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2O poder transformador dos encontros: uma análise da animação DestinoA teoria do sonho de F. S. perls: evolução, problemas teóricos e práticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BRITO, Rosa Angela Cortez de; FREIRE, José Célio; BLOC, Lucas Guimarães  e  CAVALCANTI, Virginia de Saboia Moreira. Da ludoterapia não-diretiva à ludoterapia centrada na criança - desenvolvimento histórico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.2, pp. 213-226. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n2.8.

O desenvolvimento da Abordagem Centrada na Pessoa foi dividido em fases que apresentam as atitudes que fazem parte da relação terapêutica, independente do público atendido. Contudo, na especificidade da psicoterapia infantil, o desenvolvimento teórico e prático da própria abordagem aponta para a existência de peculiaridades. Este estudo tem como objetivo apresentar, através de uma revisão narrativa de literatura, fundamentada na hermenêutica filosófica de Gadamer, as possíveis características relativas ao atendimento de crianças a partir de um retorno às fases da ACP. Discutimos os fundamentos iniciais do atendimento com crianças em Rogers ena perspectiva clássica de Axline, compreendendo como a ludoterapia com crianças se caracteriza nas fases não-diretiva, reflexiva, experiencial e pós-rogeriana. Discutimos sobre propostas contemporâneas nos contextos europeu, estadunidense e brasileiro. Concluímos que essa delimitação do atendimento infantil possibilita uma percepção mais clara das mudanças e aprimoramentos em relação aos trabalhos pioneiros de Rogers e Axline, sempre tendo como eixo a dimensão relacional e a tendência ao crescimento como motor do processo terapêutico.

Palavras-chave : Psicologia humanista; Terapia centrada no cliente; Psicoterapia da criança; Ludoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License