SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Da ludoterapia não-diretiva à ludoterapia centrada na criança - desenvolvimento históricoUma reflexão sobre a fenomenologia da experiência estética: o caso do teatro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CEBALLOS, David. A teoria do sonho de F. S. perls: evolução, problemas teóricos e práticos. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.2, pp. 227-241. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n2.9.

A teoria sobre sonhos criada por F. S. Perls tem sido tradicionalmente caracterizada como uma projeção ou uma mensagem existencial. No entanto, esta descrição representa apenas uma explicação simplista da conceituação mais ampla e original do fenômeno onírico desenvolvida por Perls. Este artigo apresenta uma exposição ordenada da teoria perlsiana do sonho e uma análise crítica de seus pressupostos, com especial atenção para os erros inerentes a ela e suas implicações na prática clínica. Conclui-se que a teoria perlsiana dos sonhos evoluiu em três fases a saber, a) modelo original do sonho, b) modelo de correspondência, e c) modelo clássico de sono. Cada um desses modelos constitui-se de forma própria como uma teoria específica sobre sonhos na qual define o fenômeno onírico de uma maneira particular e lhe são atribuídos funções psicológicas e terapêuticas concretas, bem como uma metodologia de trabalho específica.

Palavras-chave : Gestalt-terapía; Sonhos; Alucinações; Fantasia; Imagem eidética.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License