SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Life Narratives of university students: an analysis of existential meaning through the process of autobiographyFemale infertility and conjugality: integrative literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

GUALBERTO, Andressa Tavares e Silva  and  ANDRADE, Celana Cardoso. Tornar-se pais: uma compreensão gestáltica das diferentes parentalidades contemporânea. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.3, pp. 267-277. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n3.2.

Família, conceito marcante para sociedade e cultura, importante alicerce das relações interpessoais, mostra mudanças e novos modelos. A decisão em ter filhos passa a ter base na experiência e realização individual, não mais por uma necessidade de modelo de família nuclear tradicional. O estudo teve como objetivo compreender a vivência de algumas modalidades de família na decisão de ter e criar os filhos. Para tal, escolheu-se a Abordagem Gestáltica como fundamentação. A Gestalt-terapia observa o processo, uma integração que nunca se completa. A presente pesquisa investigou três modelos de famílias; monoparental, casal heterossexual e homossexual. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa fenomenológica. Realizou-se entrevistas semiestruturadas, com dados analisados pelo método de Giorgi. Com as entrevistas, percebeu-se que a chegada do filho traz incertezas, interrogações, novas divisões de tarefas e renúncias por parte das famílias. Conclui-se que as famílias vivem experiências semelhantes independente do seu modelo.

Keywords : Família; Parentalidade; Pesquisa qualitativa fenomenológica; Gestalt-terapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License