SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Infertilidade feminina e conjugalidade: revisão integrativa da literaturaO estágio de convivência em casos de adoção: uma compreensão fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CAIXETA, Luís Vicente; PEGORARO, Renata Fabiana  e  GOTO, Tommy Akira. Fenomenologia e Psicologia da Saúde: uma análise da produção acadêmica Brasileira. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.3, pp. 291-304. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n3.4.

O objetivo deste trabalho é investigar as contribuições da Fenomenologia para a Psicologia da Saúde a partir da produção acadêmica brasileira. A pesquisa foi realizada nas bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online), PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), sendo selecionados e analisados treze artigos, publicados entre 2000 e 2018. Constatou-se que a Fenomenologia contribui de várias maneiras, enquanto epistemologia de Edmund Husserl, como abordagem que apresenta uma visão de ser humano e de mundo através de vários fenomenólogos, como método fenomenológico filosófico adaptado à Psicologia por diversos autores. Em Psicologia da Saúde, as pesquisas revelam uma compreensão do processo saúde-doença-cuidado tanto através da análise das experiências vivenciais de usuários que buscam os serviços de saúde, quanto pela atuação do profissional psicólogo com predomínio da visão biopsicossocial. Revela-se uma pluralidade de concepções teóricas e percursos metodológicos tanto em Fenomenologia como em Psicologia da Saúde, sendo promissor o avanço de pesquisas em Psicologia da Saúde através das contribuições advindas da Fenomenologia.

Palavras-chave : Psicologia da Saúde; Fenomenologia; Psicólogos; Produção acadêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License