SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Gestalt-Therapy and Daniel Stern: dialoguing about the relevance of the corporeity and the affective dimension in psychotherapyThe psychic subject and the spiritual subject in Ideas II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

KAWAGUCHI, Douglas. Lições de um xamã Yanomami para a construção de uma identidade pós-antropocêntrica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.3, pp. 328-338. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n3.7.

O imaginário da cultura ocidental reserva à figura do humano um lugar excepcional e identificado com a totalidade cosmológica: a "humanidade" é dada como certa na construção da identidade, ao mesmo tempo em que se atribui aos seres não-humanos um estatuto de não-sujeitos. Este trabalho parte do pressuposto de que esta visão de mundo se ancora sobre uma estrutura fundamentalmente mítica, que tem como um importante representante a narrativa de criação do mundo da Bíblia Hebraico-Cristã. Sendo assim, este trabalho propõe uma análise das relações entre humanidade e animalidade expressas no Gênesis, primeiro livro da Bíblia, comparando-as com a forma como essas mesmas relações são expressas em um mito de criação ameríndio: A Queda do Céu: palavras de um xamã Yanomami, de autoria do xamã e líder indígena Davi Kopenawa. Os resultados são interpretados a partir de um diálogo entre antropologia do imaginário e psicologia cultural e sinalizam que, diferentemente do que ocorre na narrativa adotada pela cultura ocidental, na ameríndia a animalidade e humanidade figuram como partes de um mesmo todo, imanentemente presentes em todos os seres, de tal modo que o contato com ancestrais espirituais somente é considerado possível com a mediação animal - o que faz da "natureza" uma dimensão fundamental do "divino" na cosmologia Yanomami. Discutese as implicações destes achados com relação a um pressuposto fundamental do pensamento psicológico: a noção de humanidade.

Keywords : Imaginário; Psicologia Cultural; Mitos; Antropocentrismo; Identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License