SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Gestalt-Terapia e Daniel Stern: dialogando sobre a relevância da corporeidade e da dimensão afetiva na psicoterapiaO sujeito anímico e o sujeito espiritual em Ideias II índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

KAWAGUCHI, Douglas. Lições de um xamã Yanomami para a construção de uma identidade pós-antropocêntrica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.3, pp. 328-338. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n3.7.

O imaginário da cultura ocidental reserva à figura do humano um lugar excepcional e identificado com a totalidade cosmológica: a "humanidade" é dada como certa na construção da identidade, ao mesmo tempo em que se atribui aos seres não-humanos um estatuto de não-sujeitos. Este trabalho parte do pressuposto de que esta visão de mundo se ancora sobre uma estrutura fundamentalmente mítica, que tem como um importante representante a narrativa de criação do mundo da Bíblia Hebraico-Cristã. Sendo assim, este trabalho propõe uma análise das relações entre humanidade e animalidade expressas no Gênesis, primeiro livro da Bíblia, comparando-as com a forma como essas mesmas relações são expressas em um mito de criação ameríndio: A Queda do Céu: palavras de um xamã Yanomami, de autoria do xamã e líder indígena Davi Kopenawa. Os resultados são interpretados a partir de um diálogo entre antropologia do imaginário e psicologia cultural e sinalizam que, diferentemente do que ocorre na narrativa adotada pela cultura ocidental, na ameríndia a animalidade e humanidade figuram como partes de um mesmo todo, imanentemente presentes em todos os seres, de tal modo que o contato com ancestrais espirituais somente é considerado possível com a mediação animal - o que faz da "natureza" uma dimensão fundamental do "divino" na cosmologia Yanomami. Discutese as implicações destes achados com relação a um pressuposto fundamental do pensamento psicológico: a noção de humanidade.

Palavras-chave : Imaginário; Psicologia Cultural; Mitos; Antropocentrismo; Identidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License